O que e tronco arterial comum?

O que é tronco arterial comum?

O tronco arterial comum persistente (TACP) é uma malformação cardiovascular congênita caracterizada por uma única grande artéria que emerge da base do coração, originando as circulações coronariana, pulmonar e sistêmica.

O que é tronco no coração?

A persistência do tronco arterioso é um defeito congênito em que um único vaso sanguíneo grande parte do coração, em vez de dois vasos separados: a artéria pulmonar e a aorta.

O que é Truncus Arteriosus?

O truncus arteriosus, ou tronco arterial comum, é uma forma de cardiopatia cianogênica onde apenas uma artéria emerge do coração, sendo responsável pela circulação sistêmica, pulmonar e coronariana1.

Quais as causas e consequências do não fechamento espontâneo do duto Arterioso?

As principais consequências da PDAc no coração é a sobrecarga do ventrículo esquerdo, resultante do processo de dilatação e hipertrofia ventricular esquerda. Conseqüentemente, ocorrerá a distensão do anel da valva atrioventricular esquerda, causando regurgitação.

O que ocorre na transposição dos grandes vasos?

A transposição das grandes artérias (TGA) é uma cardiopatia congênita cianótica, a qual classicamente se caracteriza pela aorta anteriorizada e à direita da artéria pulmonar. Em alguns pacientes podem ocorrer variações anatômicas, como a aorta posterior, por exemplo.

Onde nascem as artérias Coronarias?

As artérias do coração têm origem nas Artérias Coronárias, uma esquerda e outra direita. Têm origem na porção inicial da Aorta, constituindo os primeiros ramos colaterais desta artéria. A Artéria Coronária Esquerda nasce ao nível da parte média do Seio de Valssalva esquerdo.

O que é lesão cardíaca?

Lesão cardíaca fechada é trauma torácico fechado que causa contusão miocárdica, ruptura de câmara cardíaca ou rompimento de valva cardíaca. Às vezes, um baque na parede torácica anterior provoca parada cardíaca sem nenhuma lesão estrutural (concussão cardíaca). (Ver também Visão geral do trauma torácico.

O que é o ducto arterial?

O canal arterial, ou ductus arteriosus (latim), é um pequeno canal (pequeno vaso sanguíneo) que só existe fisiologicamente no feto. É indispensável à vida fetal. Situa-se entre a artéria pulmonar e a crossa da aorta.

O que é fechamento prematuro do canal arterial?

O fechamento ou constrição prematura do canal arterial é uma situação pouco conhecida na prática da obstetrícia, classificada como evento “raro”, havendo escassa literatura acerca do assunto que se restringe basicamente a relatos de casos e trabalhos com amostras pequenas1-5.

Como ocorre o fechamento do ducto arterioso?

Resumidamente, o fechamento fisiológico do ducto ocorre imediatamente após o nascimento devido ao aumento da pressão na aorta, a diminuição da pressão na artéria pulmonar e conseqüentemente a interrupção do fluxo da direita para a esquerda pelo ducto, estimulando a oclusão anatômica que ocorre dentro de 48 horas a um …

Como ocorre a circulação sanguínea nos indivíduos que apresentam transposição dos grandes vasos?

Na TGA, o sangue pobre em oxigênio chega ao ventrículo direito e é bombeado para a aorta, voltando para o corpo, sem passar pelo pulmão. Por sua vez, o sangue rico em oxigênio que sai do pulmão, chega ao ventrículo esquerdo, que bombeia sangue novamente para o pulmão.

Quais as complicações e repercussões para o bebê caso ele nasça com a transposição de grandes artérias?

O tamanho desta comunicação interfere muito no quadro clínico do bebê nascido com transposição: quanto menor o orfício, menos oxigênio chega na aorta e mais cianótca fica a criança. O baixo teor de oxigênio no sangue leva a falência dos órgãos podendo culminar com o óbito.

¿Qué es el tronco arterioso?

El tronco arterioso, también conocido como tronco arterial, es un defecto cardiaco poco frecuente por el que un solo vaso sanguíneo común sale del corazón, en lugar de los dos vasos normales (la arteria pulmonar principal y la aorta). ¿Qué es el tronco arterioso?

¿Por qué los bebés con tronco arterioso están en peligro?

Los bebés con tronco arterioso generalmente están en peligro en los primeros días de vida debido a la gran cantidad de sangre que va hacia los pulmones, lo que hace que el corazón se esfuerce más. Los bebés con tronco arterioso pueden tener la piel de color azulado, lo que se llama cianosis, porque su sangre no lleva suficiente oxígeno.

¿Cómo detectar el tronco arterioso en el recién nacido?

El tronco arterioso también puede detectarse en el recién nacido con una prueba de pulsioximetría. La pulsioximetría es una prueba clínica sencilla que sirve para determinar la cantidad de oxígeno que hay en la sangre del bebé. Los niveles bajos de oxígeno en la sangre pueden ser un signo de un defecto cardiaco de nacimiento grave.

¿Cómo se puede reparar el tronco arterial?

La cirugía para reparar el tronco arterial, por lo general, es exitosa; especialmente si tiene lugar antes de que el bebé cumpla 1 mes de vida. Los signos y síntomas del tronco arterial, a menudo, se manifiestan en los primeros días de vida. Por ejemplo: