Quais as vantagens e desvantagens da Nefrostomia?
Quais as vantagens e desvantagens da Nefrostomia?
A nefrostomia percutânea está associada à menor morbidade e desconforto dos pacientes se comparada à cirurgia aberta. Além disso, pacientes obesos têm grandes benefícios com esse procedimento, ob- servando-se diminuição significativa no índice de complicações, neces- sidade de transfusões e estadia hospitalar8.
Como é feito a Nefrostomia?
Como é realizado? É realizada por meio de um cateter, geralmente denominada de “Malecot, Skater” que através de uma incisão é inserido diretamente na pelve renal para o desvio temporário ou permanente da urina e exteriorizando próximo a cintura do lado do rim que foi drenado.
O que é Nefrostomia e quando é indicada?
A nefrostomia percutânea é a colocação de um dreno diretamente no interior do rim. Esse procedimento é necessário quando há uma obstrução das vias urinárias na pelve, que impede a drenagem normal da urina para a bexiga.
Quais são os cuidados de enfermagem específicos de uma Nefrostomia?
Cuidados específicos são exigidos do enfermeiro no período pós-operatório destacando-se a avaliação da pele, realização de curativo e irrigação do cateter da nefrostomia. No que concerne à avaliação da pele devem ser observados a integridade e presença de sinais flogísticos.
O que significa Nefrolitotomia percutânea?
A nefrolitotripsia percutânea (NLP) é a modalidade de tratamento urológico cirúrgico utilizada para tratamento de cálculos renais maiores do que 2cm ou 20mm.
O que é Nlpc?
A Nefrolitotomia Percutânea (NLPC) é uma cirurgia que permite a remoção de cálculos volumosos diretamente do rim. A vantagem é permitir a remoção, mesmo dos cálculos muito grandes, num único procedimento (Fig. 1a e b). Contudo, comparativamente com a LEOC e com a URS, é mais invasiva e tem maior risco de complicações.
O que é termo nefrostomia?
– Conclusão. – Referências. Introdução. O termo nefrostomia se refere à passagem de um tubo ou cateter através da pele, das paredes do flanco e do parênquima renal, até atingir a pelve ou um cálice renal, com o objetivo de manter uma via de drenagem urinária temporária ou permanente.
Como é colocado o dreno no rim?
Outra forma muito comum de drenagem é a sonda de nefrostomia, que é introduzida dentro do rim na área operada, através do pequeno orifício que é feito na região lombar para a realização da cirurgia. Esta sonda é mantida para drenagem de urina, geralmente sanguinolenta nos primeiros dias.
Qual a função do dreno de Penrose?
O dreno de penrose é um dreno feito de material emborrachado, como látex ou silicone, e é largamente utilizado em cirurgias que acarretam possível acúmulo de líquidos no pós-operatório, sejam infectados ou não.
Quando usar o cateter Duplo J?
É indicado quando há obstrução do ureter por cálculo, tumores, estreitamentos cicatriciais, ou no pós-operatório de cirurgias endoscópicas das vias urinárias. O procedimento é feito sob anestesia e necessita jejum de 8 horas, inclusive de água ou qualquer outro líquido.
Como colher urina de Nefrostomia?
Se existir a necessidade de colher urina asséptica para urocultura, a colheita deve ser feita diretamente do cateter de nefrostomia e não do dispositivo. Existem disponíveis para poder utilizar, diferentes tipos de acessórios de ostomia com indicações e formas de utilização muito especificas.
O que significa cirurgia percutânea?
Cirurgia Percutânea ou Minimamente Invasiva A anestesia aplicada é local (pentabloqueio) e, em geral, não há necessidade de uso de gesso, parafusos ou placas metálicas. Guiada por fluoroscopia ou radioscopia, a técnica apresenta menor risco de infecções, trauma e dor no pós-operatório.